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Sistemas e Mídias Digitais

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O conhecimento na área de Sistemas e Mídias Digitais: alguns livros essenciais indicados pelos professores do curso

Data da publicação: 10 de novembro de 2022 Categoria: Notícias

 

Por Georgia Silva

O curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC é multidisciplinar, abrange diversas áreas do conhecimento. Independente de qual seja a área desejada de especialização (Animação e Audiovisual, Design Digital Interativo, Jogos Digitais ou Sistemas Multimídias), desde o início do curso os estudantes de SMD praticam e desenvolvem soluções tecnológicas baseadas em alicerces teóricos, o que é essencial para a formação de profissionais completos.

Assim, apesar de o SMD ser um curso extremamente aplicado, as aulas teóricas andam lado a lado com as práticas. Mesmo que o estudante não queira se especializar em uma área específica e prefira uma formação mais generalista, os livros são importantes referenciais para os graduandos, ou já profissionais, da área da informação, design, sistemas e comunicação.

Sendo assim, o livro do SMD, “Sistemas e Mídias Digitais: uma introdução”, escrito e publicado pelos professores do curso em 2017, é uma importante publicação, principalmente para os estudantes que ainda não possuem uma área de interesse definida, ou que possuem curiosidade sobre outras áreas.

O livro introduz as diferentes áreas de conhecimento que compõem o curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC, com o objetivo de motivar os estudantes a aprofundar os conhecimentos nas suas áreas de interesse. (Para saber mais sobre o livro do SMD, acesse o link: https://smd.ufc.br/pt/professores-da-ufc-lancam-livro-sobre-sistemas-e-midias-digitais/)

 

 

Para livros mais específicos de cada área de conhecimento, alguns professores do SMD recomendaram os livros que acham essenciais nas suas respectivas áreas de atuação:

SISTEMAS

Segundo o professor Wellington Sarmento há três livros importantes, também para os alunos que não se identificam com a área de sistemas, e essenciais para quem quer programar profissionalmente, ou apenas por lazer.

⦁ “Código limpo: Habilidades práticas do Agile Software”, de Robert Cecil Martin. (⦁ https://www.amazon.com.br/C%C3%B3digo-limpo-Robert-C-Martin/dp/8576082675/ref=asc_df_8576082675/?tag=googleshopp00-20⦁ &⦁ linkCode=df0⦁ &⦁ hvadid=379792215563⦁ &⦁ hvpos=⦁ &⦁ hvnetw=g⦁ &⦁ hvrand=2837712949065520290⦁ &⦁ hvpone=⦁ &⦁ hvptwo=⦁ &⦁ hvqmt=⦁ &⦁ hvdev=c⦁ &⦁ hvdvcmdl=⦁ &⦁ hvlocint=⦁ &⦁ hvlocphy=1001538⦁ &⦁ hvtargid=pla-398225630878⦁ &⦁ psc=1)

 

“Essencial para programadores poderem produzir códigos mais organizados, legíveis, de fácil manutenção e cada vez mais criativos.”

 

⦁ “The Nature of Code”, de Daniel Shiffman. (https://natureofcode.com/book/chapter-1-vectors/)

“Esse autor mistura programação, matemática e arte para mostrar um pouco de como a natureza é fantástica. Ele usa fractais, computação evolucionária (algoritmos que se comportam como seres vivos, ou seja, algoritmos bio-inspirados). Tudo isso numa linguagem muito acessível, mostrando que dá para explicar de forma simples coisas muito complexas.”

⦁ “Algoritmos de Destruição em Massa”, de Cathy O´Neil. (⦁ https://www.amazon.com.br/Algoritmos-Destrui%C3%A7%C3%A3o-Massa-Cathy-ONeil/dp/6586460026/ref=asc_df_6586460026/?tag=googleshopp00-20⦁ &⦁ linkCode=df0⦁ &⦁ hvadid=379792431986⦁ &⦁ hvpos=⦁ &⦁ hvnetw=g⦁ &⦁ hvrand=12754504299996551191⦁ &⦁ hvpone=⦁ &⦁ hvptwo=⦁ &⦁ hvqmt=⦁ &⦁ hvdev=c⦁ &⦁ hvdvcmdl=⦁ &⦁ hvlocint=⦁ &⦁ hvlocphy=1001538⦁ &⦁ hvtargid=pla-1007895878384⦁ &⦁ psc=1)

“Simplesmente fantástico. Ela é uma matemática brilhante, uma cientista da computação e nos mostra os horrores que a arte de programar pode criar. Toda arte deve ser consciente e crítica, ao meu ver, programar não seria exceção.”

Já para a área voltada para o desenvolvimento de software, a professora Ticiana Linhares recomenda o livro “Engenharia de Software Moderna”, de Marco Tulio Valente. (https://engsoftmoderna.info/)

“É um livro voltado para alunos de graduação que buscam conhecimento básico sobre Análise e Projeto de Sistemas, Teste de Software, Padrões de Projeto, entre outros.”

 

DESIGN

Para a área de Design, a professora Ticianne Darin recomenda livros que abordam o design de forma geral e, mais especificamente, o design de produtos interativos e o design gráfico.

⦁ “Design: A very short introduction”, de John Heskett. (https://www.amazon.com.br/Design-Short-Introduction-Introductions-English-ebook/dp/B0066KU8XC)

“Para todas as pessoas com interesse em realmente entender o design enquanto área de atuação e seus impactos e diferentes esferas.”

Segundo a professora Ticianne, “para quem quer entender melhor os aspectos humanos e psicológicos que afetam o design de produtos interativos”, os seguintes livros são fascinantes:

⦁ “Design emocional: por que adoramos (ou Detestamos) os objetos do dia-a-dia.”, de Donald A. Norman. (https://www.saraiva.com.br/design-emocional-por-que-adoramos-ou-detestamos-os-objetos-do-dia-a-dia-2596265/p)

 

 

⦁ “O design do dia a dia”, de Donald A. Norman. (https://www.rocco.com.br/livro/o-design-do-dia-a-dia/)

 

 

⦁ “Leis da Psicologia Aplicadas a UX: Usando Psicologia Para Projetar Produtos e Serviços Melhores”, de Jon Yablonski. (https://novatec.com.br/livros/leis-psicologia-aplicada-ux/)

 

⦁ “Designing with the mind in mind: simple guide to understanding user interface design guidelines”, de Jeff Jonhson. (https://www.amazon.com/Designing-Mind-Understanding-Interface-Guidelines/dp/0124079148)

 

Já para quem tem interesse em Design Gráfico, a professora diz que estes livros são “diretos, claros, bem fundamentados e de excelente qualidade”:

⦁ “Novos fundamentos do design gráfico”, de Ellen Lupton. (https://www.amazon.com.br/Novos-Fundamentos-Design-Ellen-Lupton/dp/8540509709)

 

⦁ “O que É e o que Nunca Foi Design Gráfico”, de André Villas-Boas. (https://www.amazon.com.br/que-Nunca-Foi-Design-Gr%C3%A1fico/dp/8586695351)

⦁ “Pensar com tipos: Guia para designers, escritores, editores e estudantes”, de Ellen Lupton. (https://www.amazon.com.br/Pensar-com-tipos-escritores-estudantes/dp/8584521666)

IHC e UX
As áreas de Interação Humano-Computador e Experiência do Usuário são amplas e interdisciplinares e relacionam outras áreas entre si para o estudo da interação entre pessoas e computadores, através de uma interface. Dessa forma, para quem quer começar nesta área, é essencial o livro brasileiro “Interação Humano-Computador & Experiência do Usuário”, de Simone e Silva (e que possui participação da professora do SMD Ticianne Darin). Para ler mais sobre o livro, acesse o link: http://www.inf.puc-rio.br/blog/noticia/noticia/livro-de-simone-barbosa-trata-de-interacao-humano-computador-e-experiencia-do-usuario

Para as pessoas que já possuem conhecimento em IHC e UX e querem aprofundar a aprendizagem, a professora Ticianne Darin recomenda os seguintes livros:

⦁ “Research methods in human-computer interaction”, de Jonathan Lazar, Jinjuan Heidi Feng e Harry Hochheiser. (https://www.amazon.com.br/Research-Methods-Human-Computer-Interaction-Jonathan/dp/0470723378)

 

“Para quem quer se aprofundar nos métodos de coleta e análise de dados para desenvolver habilidades em UX Research”.

⦁ “Design de interação”, de Preece, Rogers & Sharp. (https://www.estantevirtual.com.br/livros/preece-rogers-sharp/design-de-interacao/2091630777)

“Indico este livro para quem quer entender uma perspectiva mais focada na interação e processos, e já conhece IHC e UX.”

 

JOGOS DIGITAIS

O campo de estudo dos Jogos Digitais é algo relativamente novo, mas existem livros importantes para quem deseja desenvolver jogos digitais, ou analógicos. O livro “Arte do Game Design”, de Jesse Schell, se destaca “por ser um dos primeiros livros traduzidos para o português que apresenta o Design de jogos como uma modelagem da experiência e não como uma variação do projeto de desenvolvimento de sistemas computacionais”, relatou o professor Glaudiney Mendonça. (https://www.amazon.com.br/Arte-Game-Design-Livro-Original/dp/8535241981)

 

Além disso, o professor também recomenda o livro “Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos”, de Katie Salen e Eric Zimmerman, pois o livro “apresenta uma discussão mais aprofundada sobre jogos de forma geral”, afirma. (https://www.amazon.com.br/Regras-Jogo-Fundamentos-Design-Jogos/dp/8521206267#:~:text=A%20metodologia%20empregada%20pelos%20respeitados,tamb%C3%A9m%20eles%20designers%20de%20jogos.)

Perspectiva sociocultural das tecnologias digitais

O SMD é um curso que promove o desenvolvimento de sistemas e mídias para a internet, ou que utilizam a internet. Por isso, há a necessidade de o estudante entender as origens sociais e culturais da internet. Assim, o professor Eduardo Junqueira recomenda o livro “Ética Dos Hackers e o espírito da era da informação”, de Pekka Himanem. (https://www.amazon.com.br/Etica-Dos-Hackers-Espirito-Informacao/dp/8535208356)

 

Alguns filósofos têm se destacado, na atualidade, com suas análises sobre a sociedade contemporânea tecnológica. Dentre eles, o professor Junqueira recomenda a leitura das obras de Evgeny Morozov e de Byung-Chul Han. Destaque para os livros traduzidos para o português:

“Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política”, de Evgeny Morozov. (https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5143657/mod_resource/content/1/Big%20Tech.pdf)

 

 

“Sociedade do Cansaço”
(https://www.amazon.com.br/Sociedade-do-cansa%C3%A7o-Byung-Chul-Han/dp/8532649963)

 

 

“Sociedade da Transparência”
(https://www.amazon.com.br/Sociedade-transpar%C3%AAncia-Byung-Chul-Han/dp/8532654711)

 

“Hiperculturalidade: Cultura e globalização”, dentre outros: (https://www3.livrariacultura.com.br/byung-chul%20han#2)

 

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