Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Sistemas e Mídias Digitais

Área do conteúdo

Grupos de Estudo

Por Gabriel Eleuterio – Notícia publicada em 12 de julho de 2021

Graças ao seu caráter multidisciplinar, o curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) conta hoje com diversos projetos de grupos de estudo, que abrangem áreas como a ilustração, jogos analógicos e até o empreendedorismo estudantil. Encabeçados por professores da graduação, e contando com o auxílio dos estudantes, esse projetos estimulam a praticidade existente no curso, pois garantem a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do percurso formativo do SMD.

Além de estimular o lado prático da graduação, os grupos de estudos possibilitam também a troca de conhecimentos entre os próprios estudantes, já que suas dinâmicas focam em um maior protagonismo estudantil, o que pode tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interessante para os participantes .

Dessa forma, no contexto atual de atividades remotas, seis projetos estão ativos no curso: o SMD Empreende; o grupo de Estudos em Unreal Engine; o Sketch Club; o IGREJOTA; a Célula de Design e Multimídia; e por fim, o GRETICS, Grupo de Pesquisa em Etnografia Interacional e Tecnologias Digitais. Parte desses grupos surgiram durante o contexto de distanciamento social, ou seja, as dinâmicas atuais de trabalho foram levadas em consideração em suas elaborações. Já outros, como o Sketch Club, foram alterando seus formatos com o tempo, se tornado mais digitais. As atividades desses projetos ocorrem, em maioria, em plataformas como o Google meet, YouTube, Discord, e também através de páginas no Instagram e no Facebook.

Se interessou por um dos projetos citados? Na tabela abaixo você pode visualizar todos os grupos atualmente ativos, junto com os links de acesso:

Relação com as trilhas SMDianas

Uma novidade entre os projetos do SMD é o grupo de Estudos em Unreal Engine. Possuindo como temática o motor de jogos da empresa Epic Games, o grupo se reúne desde fevereiro de 2021, através do Discord e Google meet, sempre às quintas feiras.

Um motor de jogos (ou motor gráfico) é uma ferramenta utilizada nos processos referentes à produção de um jogo. Com ela, algumas etapas da produção são dinamizadas, já que as equipes de programadores não precisam “criar tudo do zero”. Essa tecnologia agrupa bibliotecas com diversas funcionalidades, que facilitam a implementação de ações de colisão de objetos, por exemplo (ou a implementação de gráficos 3D mais realistas).

O projeto é coordenado pelo Prof. Adriano Oliveira, e para participar basta entrar em contato com o professor através do email: adriano_oliveira@gmail.com

Um velho conhecido dos alunos do SMD, o Sketch Club é um projeto com foco no incentivo à prática do desenho, sendo coordenado pelo o Prof. Liandro Roger. Sua metodologia busca mostrar a importância de incorporar o estudo dessa habilidade na rotina do dia a dia, e se utiliza de atividades – desafios para estimular essa constante prática.

O projeto possui um canal no Youtube, no qual são compartilhados desde vídeos tutoriais, até lives sobre questões relacionadas ao universo do desenho. Mas a maior parte das atividades do Sketch Club ocorrem através de servidor no Discord, sendo ele dividido em canais focados no estudo dos princípios básicos do desenho (como desenho gestual, e luz-e-sombra), a canais relacionados às atividades – desafios, que abrangem outros aspectos da ilustração (como concepção de cenários e design de personagens). Através do Discord, o participante pode compartilhar seus progressos, e o feedback pode ser dado tanto pelo professor quanto pelos demais participantes.

Imagem retirada do site do projeto

O Sketch Club é o caso de um projeto que foi mudando seu formato no decorrer dos anos, se tornando cada vez mais digital. Para participar, basta acessar o link do Discord ou o site do projeto.

O IGREJOTA – Incrível Grupo de Estudos de Jogos de Tabuleiro é um projeto que tem como objetivo fomentar a cultura de jogos analógicos entre todos os interessados por essa temática, e por essa razão, o grupo busca incluir pessoas com necessidades especiais nos debates realizados no projeto. Suas atividades vão desde a realização de palestras e oficinas sobre o tema, à produção de jogos analógicos, o que garante a aplicação do conteúdo aprendido sobre a temática. A divulgação das atividades vem ocorrendo através das páginas no Instagram e Facebook, @igrejotaufc e IGREJOTA, respectivamente, além de também serem divulgadas na lista de transmissão no Whatsapp e Telegram do projeto.

A Célula de Design e Multimídia foi um projeto fundado pelos professores Ticianne Darin e Eduardo Novais no ano de 2012, e tem por objetivo introduzir os estudantes ao universo da pesquisa e design de produtos multimídia, focando-se em áreas como Interação Humano-Computador, Design de Interação, e Experiência do Usuário.

Atualmente, o grupo possui uma página no Instagram, e lá compartilha alguns de seus trabalhos, e também utiliza seu espaço para estimular o debate nas áreas que são o seu foco. Desde o dia 8 de julho de 2021, o projeto está com chamada aberta para voluntários. Clique aqui para se inscrever.

Foco na Aprendizagem

O GRETICS – Grupo de Pesquisa em Etnografia Interacional e Tecnologias Digitais, nasceu em 2019, originado da pesquisa de pós-doutorado da professora Priscila David, focada na compreensão dos processos de aprendizagem a partir da análise das interações ocorridas em fóruns de discussão de cursos online.

O grupo tem por temática a Etnografia Interacional e Tecnologias Digitais, uma “lógica de pesquisa que integra perspectivas etnográficas e análise do discurso no estudo da dinâmica da vida em sala de aula”, de acordo com artigo escrito pela professora Priscila para o IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação. O objetivo do projeto é divulgar essa lógica de investigação no Brasil, garantindo suporte ao desenvolvimento de tecnologias voltadas à aprendizagem e à gestão da informação digital.

Sendo essencialmente interdisciplinar, o projeto é composto por professores doutores e estudantes das mais variadas áreas do conhecimento: Educação, Ciência da Informação, Sistemas e Mídias Digitais e Computação. O grupo conta também com a colaboração de profissionais de universidades estrangeiras, americanas e asiáticas, como a University of California Santa Barbara (UCSB) e a Chinese University of Hong Kong.

O site do GRETICS passa por reformulação e para participar das ações do projeto basta entrar em contato com professora Priscila David, atual coordenadora da iniciativa, através do e-mail: priscila@virtual.ufc.br

Empreendedorismo Estudantil

Iniciando suas atividades durante o primeiro semestre de 2021, o SMD Empreende surgiu com uma premissa inovadora ao direcionar seus debates sobre empreendedorismo para o contexto do curso de Sistemas e Mídias Digitais. O grupo, encabeçado pelo Prof. Henrique Barbosa, foi criado após aprovação no edital do programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência da UFC (PAIP).

As atividades do SMD Empreende fundamentam-se na exposição de cases de sucesso, e no compartilhamento de relatos de ex-alunos que adentraram no universo do empreendedorismo. As experiências das empresas juniores do curso, Container Digital Jr e The Guardian Dog Studio, também são foco das ações desse projeto, pois evidenciam o aspecto empreendedor existente nos alunos do SMD. Através de sua página no Instagram, @smd_empreeende, o grupo vem apresentando o seu trabalho para a comunidade, e também vem divulgando suas ações. Além disso, as atividades propostas pelo projeto são contabilizadas como horas complementares, um fator que estimula uma maior participação estudantil.

Links importantes:

Acessar Ir para o topo