Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Sistemas e Mídias Digitais

Área do conteúdo

Crianças e adolescentes da Fundação Casa Grande colaboram na criação de jogo de tabuleiro inclusivo e cultural

Data da publicação: 22 de julho de 2025 Categoria: Notícias

Oficina 1

A equipe do Projeto “Cultura Lúdica na Chapada do Araripe” esteve em Nova Olinda, Ceará, no período de 18 a 20 de julho, para uma série de atividades colaborativas com crianças e adolescentes da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri. A iniciativa tem como objetivo desenvolver, em coautoria com os participantes, um jogo de tabuleiro que valoriza a diversidade cultural, arqueológica e antropológica da região da Chapada do Araripe.

O projeto é viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC). A equipe responsável é formada pelos servidores docentes Andrea Pinheiro e Glaudiney Mendonça, pelo servidor técnico em educação e agente de acessibilidade do projeto, Allan George, da UFC Virtual, além dos alunos Arthur Hugo (SMD), Bruno Rocha (Cinema), N. Cáceres (SMD), Fabrício de Alencar (SMD), Lara Ribeiro (SMD), Matheus Vasconcelos (SMD) e ex-alunos Arthur Morais (SMD), Vitória Facundo (SMD) e Leonardo Souza (SMD).

Oficina 2

Durante a primeira oficina, intitulada “Tu joga como eu jogo?”, os participantes discutiram a importância da acessibilidade nos jogos, a partir do relato do agente de acessibilidade Allan George, pessoa com deficiência visual. As crianças propuseram adaptações que permitissem a participação inclusiva de todos, demonstrando sensibilidade e criatividade. George destacou a naturalidade com que os jovens adotaram posturas inclusivas. “Fiquei muito feliz e satisfeito por eles adotarem com tanta naturalidade e facilidade as posturas para propiciar uma melhor acessibilidade atitudinal”, explicou.

Na segunda atividade, “Nossas histórias em jogo”, os jovens foram incentivados a criar narrativas e personagens baseados em mestres da cultura, lendas e paisagens da Chapada do Araripe, utilizando cartas informativas como inspiração. As oficinas forneceram insumos para a próxima fase do projeto: a elaboração de um protótipo do jogo, que será testado ainda este ano com os participantes da Fundação Casa Grande.

Oficina 3

A expectativa é que o jogo de tabuleiro esteja concluído até o primeiro semestre de 2026, consolidando-se como uma ferramenta educativa e de valorização da memória cultural e da inclusão social.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo