Matrículas em componentes curriculares
1 – Matrículas em componentes curriculares
1.1 – Os alunos que entraram na universidade através dos processos de admissão de graduados e transferência, e oriundos de outros cursos da UFC, inclusive de outros campi (mudança de curso), além daqueles que tiveram o pedido de reabertura de matrícula deferido são considerados veteranos. Portanto, devem solicitar matrícula da mesma forma que os demais alunos. Observação: Problemas com vagas em disciplinas dos primeiros semestres devem ser tratados com os coordenadores de curso.
1.2 – As datas sobre todos os períodos de matrícula se encontram no Calendário Universitário ou no SIGAA (Portal do Discente>Ensino>Consultas>Calendários Acadêmicos).
1.3 – Os alunos devem solicitar matrícula nas turmas conforme sua escolha, online, pelo SIGAA, nos períodos de matrícula curricular e depois de ajuste de matrículas. Nesses dois períodos, os alunos poderão adicionar e remover turmas a vontade. Nos links importantes, há tutoriais em imagem e vídeo.
1.4 – As ofertas podem ser consultadas no SIGAA ao efetuar a matrícula (Portal do Discente>Ensino>Matrícula On-Line>Realização de Matrícula On-Line) e também ao consultar turmas (Portal do Discente>Ensino>Consultas>Turmas).
1.5 – A matrícula curricular (1a fase) e o ajuste de matrículas (2a fase), servem para os alunos solicitarem matrículas em turmas. Ou seja, é preciso aguardar o resultado do processamento que o SIGAA faz automaticamente, seguindo algumas regras de prioridade, para saber se seu pedido foi ou não deferido. O processamento da matrícula no SIGAA está detalhado no site da PROGRAD.
Observação:
- Se um discente solicita matrícula em uma turma de outro curso, e o status continuar como “Submetida”, esse processamento ocorrerá junto aos pedidos do Ajuste de Matrículas, pois essas vagas são priorizadas aos discentes do curso que oferta a disciplina, nas duas fases de solicitação.
1.6 – O terceiro período de matrículas, se chama ajuste de matrícula em tempo real. Esse nome se deve ao fato de que o resultado do processamento acontece no momento da confirmação das solicitações, não precisando aguardar um processamento futuro. Ou seja, ela também é online. No ajuste em tempo real, não é possível excluir disciplinas e a coordenação não possui acesso ao sistema, somente os alunos.
1.7 – Conforme os projetos pedagógicos dos cursos diurno e noturno, o aluno deverá cursar 4 (quatro) eletivas do 4º semestre, entre as 6 (seis) opções disponíveis e 3 (três) eletivas do 5º semestre, entre as 4 (quatro) opções disponíveis. A matriz curricular vigente pode ser consultada no SIGAA (Portal do Discente>Ensino>Consultas>Estruturas Curriculares) e no site do SMD.
1.8 – O aluno do SMD Diurno poderá cumprir até 128 horas da sua carga horária de optativas em outros cursos e do SMD Noturno, até 256 horas (optativas livres).
1.9 – A carga horária mínima, por semestre, é 192 horas; e a máxima, 384 horas. Os alunos que precisam cursar menos horas que a quantidade mínima exigida, para concluir o curso, podem solicitar a extrapolação do limite mínimo da carga horária, por e-mail (smd@virtual.ufc.br), informando o motivo.
1.10 – Os casos específicos devem ser tratados diretamente com os coordenadores de curso.
Links importantes: