De curtas animados à revista digital multimídia
Data da publicação: 7 de agosto de 2023 Categoria: NotíciasTrês disciplinas e múltiplas experimentações em sala de aula no SMD
Os alunos das disciplinas Identidade Sonora de Marcas, Redação para Mídias Digitais e Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes, do Curso Sistemas e Mídias Digitais terminaram 2023.1 com um portfólio recheado de novidades. Para a professora Andrea Pinheiro, que ministra as três disciplinas, “é muito gratificante concluir o semestre com tantas produções bacanas, fruto do talento e do comprometimento dos estudantes. Acredito na sala de aula como espaço de experimentação, e o resultado dos trabalhos das três turmas, representa bem essa trajetória que marcou o primeiro semestre de 2023”, avalia.
Curtas animados e as brincadeiras de infância
Detalhes das animações “A mesma memória diferente”, “Dia de chuva” e “Mensageiros do Oceano”
Na disciplina Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes o trabalho final consistiu na realização de curtas animados sobre as brincadeiras que marcaram a infância dos alunos e das alunas da turma. O tema das brincadeiras foi trabalhado ao longo do semestre através de leituras, palestras, produção textual e visita ao Museu Brinquedim, em Pindoretama.
A estudante Pâmela de Castro, aluna da disciplina, explica a motivação para ter feito o curta Mensageiros do Oceano, “além de ter sido minha primeira experiência com animação, também foi uma grande oportunidade para que eu pudesse eternizar um momento tão terno e feliz da minha infância. Enquanto desenhava cada origami daquele barquinho de papel, relembrei-me das tardes felizes que costumava passar na casa dos meus avós, bem como aquele dia ensolarado que é retratado na animação, quando meu avô me levou para a praia pela primeira vez, e enviamos nossos pequenos barquinhos mensageiros para o oceano. Minha intenção com o curta é que ele possa levar essa mensagem de carinho e afeto para todos que o assistirem”. Os curtas, produzidos individualmente e em diferentes técnicas, podem ser acessados aqui: http”As://view.genial.ly/649c32c0453b120019a94a78/presentation-20231-paca
Catorze Trinta sobre os sentidos da palavra “experiência”
Capa da revista
Registros das visitas ao MIS, ao Cineteatro São Luiz e ao Jornal O Povo
A turma de Redação para Mídias Digitais mergulhou nos múltiplos sentidos da palavra “experiência” para produzir a sétima edição da Revista Catorze Trinta, publicação coletiva editada desde 2020.1: https://workable-degree-0db.notion.site/Revista-Catorze-Trinta-847f9a500e1d455c97bd122e13b8e1a0
Os relatos dos estudantes mesclam fotos, ilustrações, textos, áudios e vídeos, para falar de si, das experiências acadêmicas, profissionais e pessoais. Ao longo do semestre a turma visitou o Museu da Imagem e do Som, a redação do Jornal O POVO – o mais antigo do estado e ainda assistiu a um espetáculo da Camerata de Cordas no Cineteatro São Luiz depois de fazer uma visita guiada pelo equipamento. Como essas visitas repercutiram em cada um dos alunos e das alunas e o que sentiram, estão nos relatos publicados.
Experimentações sonoras com a turma de Identidade Sonora de Marcas
Turma de Identidade Sonora de Marcas em 2023.1
Já os alunos e as alunas de Identidade Sonora de Marcas produziram coletivamente o Experimentações Sonoras, que reúne uma diversidade de formatos sonoros produzidos como trabalho final do semestre. Tem podcast sobre a história da publicidade em três episódios, campanha sobre o uso seguro da internet para crianças com spots e jingles, narrativa ficcional que mescla RPG com terror e ainda a adaptação sonora do primeiro capítulo do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams). O resultado pode ser conferido aqui: https://open.spotify.com/show/5Mg9TXDyFZCOdQ64WXyHGL?si=d37cbd7374154cef
Mais informações:
Andrea Pinheiro: andrea@virtual.ufc.br