MEDIA WEEK 2023: Convidados e mini cursos temáticos enriquecem a formação dos alunos do SMD
Data da publicação: 18 de outubro de 2023 Categoria: NotíciasImagem: Reprodução/Media Week.
Por Bianka Costa
O Instituto Universidade Virtual sediou a décima edição do Media Week, a semana universitária do curso de Sistemas e Mídias Digitais. A programação incluiu uma série de atividades em diversas áreas, como programação de computadores no mini curso “Conceitos básicos de desenvolvimento de aplicações mobile com Flutter”, além de sistemas multimídia, design, jogos, animação, audiovisual, ilustração, arte, fotografia, 3D e até mesmo marketing no minicurso “Engajamento: da teoria à prática”.
O evento teve a duração de uma semana, de 18 a 22 de setembro, com atividades abrangendo diversos aspectos relacionados ao curso e à área de tecnologia, tanto para os alunos quanto para o público em geral.
Em funcionamento desde 2011, embora tenha sido interrompido durante os anos de pandemia da COVID-19, o Media Week é um evento emblemático do curso de SMD. Ele aborda todas as nuances relacionadas ao curso por meio de palestras, oficinas, minicursos e exposições, os quais podem ser ministrados tanto por alunos e professores do próprio SMD quanto por especialistas renomados.
A oficina ‘Gestual’ contou com os próprios participantes servindo como modelo vivo. Imagem: Reprodução/Media Week
O evento começou a ser planejado no ano passado pelo centro acadêmico do curso, que, neste mandato, está sob a direção de Dailane de Souza, aluna do quarto semestre. “Tivemos algumas ideias de quem iríamos chamar no começo deste ano, mas a organização mesmo teve início no começo de julho, com uma reunião com o professor David Miranda, que nos auxiliou muito, dando ideias, como poderíamos conseguir patrocinadores, dentre outras coisas”, comenta.
Durante a organização do evento, o principal objetivo dos integrantes do centro acadêmico era realizar um Media Week ainda melhor do que o ano anterior. Para isso, ela relata: “dividimos os integrantes em grupos de trabalho, com cada grupo sendo responsável por organizar uma frente”, explica Dailane “Também tivemos muitas reuniões entre nós, para definir o cronograma, os editais das atividades, e reuniões também com professores, que nos apoiaram muito.”
O professor David Miranda, um ex-aluno do SMD e membro do centro acadêmico, desempenhou um papel fundamental ao compartilhar sua experiência com os alunos. Ele forneceu orientações e ideias relacionadas à organização e participação em eventos anteriores. Em relação ao resultado final do evento, o professor comentou: “Achei a organização excelente. Os problemas eram rapidamente solucionados, as informações estavam sempre atualizadas e, conforme comentários de outros alunos, as demandas específicas foram atendidas de forma eficaz”.
CONVIDADOS ESPECIAIS
O convidado Pedro Iuá, com seus personagens de stop motion. Imagem: Reprodução/Media Week.
Além da programação padrão, que já estava definida e bem segmentada, o evento contou com a presença de convidados especiais que são referências em suas respectivas áreas, tanto a nível nacional quanto internacional, sendo eles:
- Pedro Luá, um animador com mais de 20 anos de experiência, especializado em stop motion e renomado criador do aclamado curta-metragem “Contra Filé.”
- Romullo Carvalho, autor, palestrante e perito forense especializado na área de tecnologia da informação.
- Murilo Chayel, artista técnico e desenvolvedor de jogos com experiência em desenvolvimento de shaders com GLSL e HLSL, além de expertise em ferramentas como Unity Engine, ThreeJS, Unreal Engine e Blender.
- Débora Santos, ilustradora e quadrinista que já emprestou seu talento para obras como “Gringo Love” (University of Toronto Press, 2020) e “Luzia” (Editora Draco, 2021). Ela também foi indicada ao prêmio Eisner em 2023.
PARCERIA E VALORIZAÇÃO DE PEQUENOS ARTISTAS
A edição deste ano contou com um diferencial: para aqueles que tivessem interesse em comparecer a apenas um dia do evento, a entrada era liberada mediante doação de um sachê de ração que seria entregue à instituição Animais Universitários, um projeto voluntário de assistência aos animais abandonados do Campus do Pici da UFC.
Além das atividades já mencionadas, houve também a “Vila dos Artistas”, um espaço onde artistas puderam expor, divulgar e vender suas criações e produtos. “Nós vimos que foi muito importante para os artistas do curso, que são muitos, a oportunidade de mostrar os seus trabalhos”, destaca Dailane, enfatizando o quanto os participantes valorizaram essa oportunidade. “Isso mostra o potencial criativo que temos dentro do próprio SMD”.
Espaço da Vila dos Artistas, localizado dentro do SmartLab. Imagem: Reprodução/Media Week.
O Media Week é um momento que requer um grande esforço daqueles que estão envolvidos na organização, tanto antes quanto durante o próprio evento. “É um trabalho bem árduo, mas fazemos com muita dedicação e zelo”, comenta a diretora do centro acadêmico. “É um evento feito dos alunos para os próprios alunos, com toda a dedicação e cuidado para que a maioria possa aproveitar da melhor forma possível”.
“Como ex-aluno do SMD, sei que o MW é um momento muito importante”, comenta o professor David. “As aulas são somente uma parte da nossa vivência como aluno. Grande parte do que aprendemos vêm dos estágios, experiências fora do SMD, ou mesmo conversando com os colegas. Estruturar toda essa rica experiência individual em um Minicurso, palestra ou mesa redonda é algo muito valioso, pois possibilita a troca ativa, a discussão e o questionamento. Isso é ainda mais valioso para os novatos e outros alunos que não possuem tais experiências”.
O evento foi um sucesso e, para os organizadores, o sentimento predominante, para muito além dos desafios enfrentados, é o de gratidão. “Além disso, terminamos com um pensamento de ‘esse ano foi bom, mas o que podemos fazer de melhor ainda para o próximo ano?’, ou ainda, o que podemos deixar para as pessoas que estarão à frente desse projeto nas próximas edições?”