Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Sistemas e Mídias Digitais

Área do conteúdo

A participação do SMD no simpósio IHC 2022

Data de publicação: 30 de novembro de 2022. Categoria: Notícias

Por Georgia Silva

O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC`22) é o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador na América Latina. Esse ano, a vigésima primeira edição do evento aconteceu em outubro deste ano na cidade de Diamantina, em Minas Gerais. aconteceu em Diamantina (MG), com organização local das professoras Caroline Queiroz (UFVJM) e Maria Villela (UFV) e Coordenação de Programa das professoras Ticianne Darin (UFC) e Kamila Rodrigues (USP).

A cada ano o evento acontece em uma cidade diferente do Brasil – sendo que durante dois anos sua programação teve que acontecer de forma remota devido à pandemia de COVID-19 – com o objetivo de possibilitar a participação da comunidade de pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de diversas regiões do país interessados na investigação científica relacionada à área de Interação Humano-Computador. A sua primeira edição aconteceu no ano de 1998 e, de lá pra cá, o IHC vem crescendo junto com a comunidade, de modo que o evento deixou de acontecer de dois em dois anos e passou a acontecer anualmente a partir de 2010, mostrando o grande volume de conhecimento e pesquisa de qualidade existente no país para ser difundida.

Com orientação da professora Ticianne Darin, os alunos e egressos do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC costumam participar deste evento desde 2012. Esse ano, além de apresentar diversos artigos, também houve trabalhos premiados! O artigo It’s Dark But Just a Game: Towards an ethical and healthy game design practice (David Motta, Rebeca Maia, Ticianne Darin) ganhou o prêmio de melhor artigo na Trilha de Ideias Inovadoras (Best Paper). O artigo Longitudinal Evaluation of UX in IoT Systems: a Brief Panorama and Challenges to Overcome (Bianca Melo, Rossana Andrade e Ticianne Darin) foi indicado ao prêmio de melhor artigo na Trilha de Pesquisa e convidado a ter sua versão estendida publicada no Journal of Interactive Systems.

 

 

A seguir, entenda um pouco cada um dos trabalhos que foram apresentados, para saber o que os alunos do SMD têm pesquisado em IHC e UX. Os trabalhos citados são algumas das produções de alunos do SMD que foram aceitas no evento. São resultados de projetos de TCC, PIBIC e PIBITI de autoria de estudantes e recém-egressos que são ou foram membros da Célula de Design e Multimídia – grupo do SMD que pesquisa e produz na área de Design de Interação, IHC e UX – coordenado pelas professoras Ticianne Darin e Geórgia Cruz. Consta, ainda, um artigo resultado de um trabalho orientado pelo prof Windson Viana, com foco em acessibilidade.

Alguns dos alunos egressos do SMD que publicaram no evento são atualmente orientados pela profa Ticianne Darin como alunos do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (MDCC) da UFC e continuam suas pesquisas associados ao Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat), como é o caso do David Motta que trabalha com engajamento em jogos digitais; da Bianca Melo que trabalha com UX em IoT e é co-orientada pela profa Rossana Andrade; e do Mateus Pinheiro, co-orientado pelo professor Windson Viana, que trabalha com acessibilidade cromática em jogos.

Trabalhos apresentados no evento

Camaleão: Uma plataforma para criação de surveys on-line adaptáveis

O trabalho foi aceito na trilha de Pôsteres e Demonstrações do evento, e foi um dos resultados do Trabalho de Conclusão de Curso do recém-egresso Caio Nunes, apresentado no semestre de 2022.1. O artigo apresenta a plataforma Camaleão, um sistema para criação de surveys com a possibilidade de adaptação com base nas perguntas anteriores dos usuários. Segundo Caio, as respostas dos usuários da survey podem ser utilizadas na customização dos enunciados de perguntas seguintes podendo, assim, facilitar a compreensão do usuário, visto que ficará mais claro a interligação existente entre as perguntas.

Link do artigo: https://sol.sbc.org.br/index.php/ihc_estendido/article/view/22051

Boas Práticas para o Design de Jogos Sérios em Ferramentas de Autoria EUD

Aceito na trilha de Pôsteres e Demonstrações, o estudo propõe um conjunto de boas práticas para pessoas não especialistas no desenvolvimento de jogos sérios, abordando os aspectos de design de interface, usabilidade e engajamento para possibilitar uma experiência de jogo positiva para seus jogadores. O artigo é da autoria das estudantes do SMD Mariana Muri, que atualmente encontra-se no 7º semestre aprofundando a temática abordada neste trabalho em seu TCC, Rachel Carvalho e dos estudantes da USP Tiago Marino e Kamila Rios.

Link do artigo: https://sol.sbc.org.br/index.php/ihc_estendido/article/view/22044

 

 

Avaliação do Engajamento do Usuário em jogos digitais: Comparando dados autorreportados e psicofisiológicos

O trabalho mostra os resultados iniciais da pesquisa de mestrado de David Motta Miranda, egresso do SMD e atualmente aluno de mestrado no MDCC/UFC, e tem como foco a análise de diferentes métodos de avaliação de engajamento dos jogadores, utilizando métodos autorreportados e medições psicofisiológicas. Foi aceito no Workshop de Teses e Dissertações em IHC, fórum do evento dedicado à apresentação e discussão de trabalhos de mestrado e de doutorado em Interação Humano-Computador.

Link do artigo: https://sol.sbc.org.br/index.php/ihc_estendido/article/view/22066

Longitudinal Evaluation of UX in IoT Systems: a Brief Panorama and Challenges to Overcome

De autoria de Bianca Melo, egressa do SMD e atualmente mestranda do MDCC/UFC (Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação da UFC), de Rossana Andrade e sob a orientação da professora Ticianne Darin, o trabalho mostra o resultado da análise de artigos realizados sobre avaliações longitudinais de UX em sistemas IoT, com o objetivo de entender se e como as avaliações de experiência de usuário têm sido feitas na área. O artigo foi convidado a ter sua versão estendida publicada no Journal of Interactive Systems, publicação da Sociedade Brasileira de Computação.

Link do artigo: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3554364.3559135

 

 

It’s Dark But Just a Game: Towards an ethical and healthy game design practice

Aceito na trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes, este artigo aborda as problemáticas existentes na indústria de jogos e discute a conceituação de uma alternativa aos ‘Dark Patterns’, padrões desenvolvidos que levam o jogador a uma experiência negativa, como vícios, por exemplo. O artigo é de autoria do aluno graduado do SMD, David Miranda, e de Rebecca Pontes e foi premiado como melhor artigo da Trilha!

Link do artigo: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3554364.3559144

Análise de atributos visuais de personagens em jogos de plataforma para dispositivos móveis

O artigo contribui para a pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Mestrado em Ciência da Computação por Matheus Pinheiro, egresso do SMD, sobre o uso de simulações no desenvolvimento de jogos cromaticamente acessíveis. O trabalho tem como objetivo fomentar a investigação de aspectos estéticos de jogos de uma forma mais metodologicamente estruturada, buscando identificar padrões que possam servir como ponto de partida para designers e desenvolvedores de novos jogos. Os professores Windson Viana e Ticianne Darin foram os orientadores no trabalho.

Link do artigo: https://sol.sbc.org.br/index.php/ihc_estendido/article/view/22041

Where is the description? Investigating Accessibility Issues in Portuguese Versions of Smart Home Apps

O artigo aceito no evento é fruto de um projeto de iniciação científica com alunos do SMD, onde foi avaliado a acessibilidade de aplicativos de automação residencial: Google Home, Alexa, aplicativos para controle da televisão, etc. Neste projeto foram levantadas quais eram as principais barreiras e dificuldades para pessoas cegas, como por exemplo, realizar a configuração do dispositivo. O artigo foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso dos ex-alunos Daniel Mesquita e Ribamar de Souza Martins, com orientação do professor Windson Viana.

Link do artigo: https://sol.sbc.org.br/index.php/ihc/article/view/22279

Telling your own story: Design and Evaluation of a Storytelling Mechanic in a Platform for Serious Games Authoring

Este artigo apresenta o processo de concepção, desenvolvimento e avaliação de uma mecânica de jogo do tipo storytelling criada para compor uma plataforma de autoria de jogos digitais na qual profissionais podem criar seus próprios jogos e utilizá-los com suas populações de interesse. O projeto foi criado em conjunto com profissionais de diferentes áreas, em diferentes etapas, a fim de considerar uma visão holística. Dessa forma, o aluno Caio Nunes, egresso do SMD, e a professora Ticianne Darin participaram no desenvolvimento do trabalho.

Link do artigo: https://sol.sbc.org.br/index.php/ihc/article/view/22289

Importância da pesquisa e o que você pode fazer se quiser participar!

O IHC é o principal evento nacional no âmbito da área de Interação Humano-Computador e reúne acadêmicos e profissionais de todo o Brasil em busca de mostrar os trabalhos mais recentes e relevantes. Mas, além do IHC, existem eventos internacionais da área, como o HCI – International Conference on Human-Computer Interaction, MOBILEHCI – International Conference on Human-Computer Interaction with Mobile Devices and Services Adjunct e NordiCHI – Nordic Conference on Human-Computer Interaction.
A existência desses eventos científicos é importante para a divulgação de pesquisas e conhecimentos que podem auxiliar diferentes pessoas de diferentes partes do mundo. Bianca Melo, egressa do SMD e autora de um dos artigos que foi aceito no IHC 22, acredita que uma ampla rede colaborativa de pesquisadores se auto-beneficia, e consequentemente, beneficia a sociedade como um todo. Segundo ela, “conseguimos acompanhar e contestar o que está sendo feito a respeito de determinado assunto. Outra pessoa, em outro lugar do país ou do planeta, consegue trabalhar em cima das descobertas do autor do artigo, para assim atingir novas descobertas, que, em última instância, vão beneficiar a indústria, a prática, a teoria e as pessoas”.
Porém, para além das contribuições acadêmicas coletivas, as produções que são apresentadas nestes eventos também colaboram para a construção de um repertório para os próprios autores, e assim para o desenvolvimento acadêmico pessoal e profissional dos mesmos.

Dessa forma, para auxiliar estudantes do SMD que têm interesse em participar de um evento acadêmico como o IHC 2022, Caio Nunes, egresso do SMD, sugere algumas dicas:

⦁ O que você gostaria de pesquisar?
O primeiro passo é procurar um tema, de preferência na área do seu curso, que você tenha interesse em pesquisar. Pense que você vai passar dias ou meses pesquisando sobre a mesma coisa, então um tema que você gosta pode te ajudar a tornar esse processo menos massante. Tendo pensado em algum tema, você pode pesquisar em sites como Google Scholar algumas palavras-chaves do tema que você pensou para encontrar artigos relacionados a esta área (aproveita e exercita sua leitura de trabalhos acadêmicos, isso é essencial). Lógico que se você ainda não tem um tema certo, você pode sempre pedir ajuda para escolhê-lo, principalmente com a ajuda de um orientador(a).

⦁ Procura orientação
É muito importante, quando você ainda está aprendendo a produzir trabalhos acadêmicos, que você tenha orientação. Essa deve ser feita por pessoas que já tenham experiência com o método científico e publicação de artigos. Assim, elas podem te ajudar/guiar pelo processo da pesquisa e também na escrita do artigo (que é tão importante quanto a parte prática). Você pode procurar, por exemplo, os professores do seu curso e pedir para ele(a) orientar você na produção de um artigo.

⦁ Comece a pesquisar e escrever
Tendo uma orientação e um tema de pesquisa, você pode combinar com seu orientador quais os momentos de orientação para vocês definirem como se dará a pesquisa e a escrita do artigo.

Seu orientador(a) provavelmente terá uma ideia de possíveis eventos/journals para publicar o seu artigo, então, busque sempre se informar com ele(a). É importante saber que cada evento/journal está associado a uma série de temas, então, é bom sempre procurar se informar quais os temas são tratados naquele evento e se seu trabalho se encaixa nas opções. Uma dica boa é que você pode procurar em quais eventos/journals foram publicados artigos com temas similares ao do seu trabalho, isso pode facilitar a sua escolha. Tendo escolhido o lugar de publicação, leia as regras de publicação, preste atenção nas datas (publicação, notificação de aceite, etc) e pronto! Basta enviar e aguardar o resultado de aceite ou recusa.

 

Acessar Ir para o topo