Alunos de SMD chegam à final de competição da Huawei e obtêm quarto lugar

Data de publicação: 3 de janeiro de 2023. Categoria: Notícias

Por Marco Fukuda

Os estudantes Yanna Torres, Ronald Willi e Graciano Barbosa, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará, chegaram à final brasileira do Huawei ICT Competition 2022/2023, na categoria Computação. O evento ocorreu de 27 a 29 de dezembro, em São Paulo (SP). De 97 instituições participantes, a equipe da UFC, com integrantes do Laboratório de Inovações Tecnológicas (LIT), foi uma das 13 finalistas do torneio, obtendo o quarto lugar nacional.

Os alunos foram coordenados pelo Prof. Edgar Marçal, docente do Instituto UFC Virtual e superintendente de Tecnologia da Informação da UFC. A competição existe desde 2015 para revelar talentos, sob a organização da multinacional chinesa Huawei, uma das maiores empresas globais no segmento de infraestrutura de tecnologia da informação e da comunicação (TIC).

No Brasil, a iniciativa tem apoio do Ministério da Educação (MEC) e é disputada por equipes compostas por estudantes e professores de universidades públicas, institutos federais e escolas técnicas de todo o País.

Na avaliação do Prof. Edgar Marçal, a experiência da competição da Huawei, única para docentes e estudantes, foi também inédita para o próprio Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC. Com o resultado, abriu-se uma porta para estabelecer futuras parcerias em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com a multinacional e consolidar a participação da Universidade na próxima edição do evento.

A nossa colocação foi uma grande surpresa porque não tínhamos relação com a Huawei. Em menos de dois meses, após saber da competição, os alunos se reuniram, começaram a estudar e fizeram bonito em uma competição nacional, concorrendo com outras instituições que mantêm relações de anos com a empresa chinesa”, afirmou.

Fonte: Instituto UFC Virtual – e-mail: iuvi@virtual.ufc.br