Cidadania digital é tema de trabalhos finais no SMD

Data de publicação: 18 de janeiro de 2024. Categoria: Notícias

Os alunos das disciplinas Redação para Mídias Digitais, Oficina de Podcast e Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes, do Curso Sistemas e Mídias Digitais, produziram os trabalhos finais de 2023.2 sobre educação e cidadania digital. Durante as aulas, momentos especiais para reflexões sobre o tema contaram com a participação do advogado Yuri Lima, líder do Projeto Cidadão Digital da Safernet, que esteve presencialmente com as três turmas. Motivados pelas discussões, os estudantes desenvolveram materiais de livre utilização, buscando contribuir com uma relação mais crítica de quem trafega no ambiente digital.

Para a professora Andrea Pinheiro, docente responsável pelas três disciplinas, foi muito proveitoso trabalhar a questão da educação e cidadania digital como um tema transversal nas três turmas. “Entendo que essa é uma questão urgente e necessária, que precisa ser amplamente trabalhada em sala de aula, sobretudo no ensino superior. Aprendemos muito nas trocas pontos de vista em cada equipe, e a participação do Yuri Lima foi fundamental para aprofundar e, ao mesmo tempo, dar sentido objetivo às discussões. Todo o processo foi muito rico e prazeroso, desde a concepção de cada trabalho em cada turma até a entrega final”, opina.

O resultado dessas atividades está disponível em linguagens e formatos voltados para o ambiente digital, com foco na abordagem da cidadania digital. A seguir, como cada turma exercitou os conceitos debatidos nas respectivas disciplinas:

A turma de Redação para Mídias Digitais publicou a oitava edição da Revista Catorze Trinta: https://www.behance.net/gallery/186620491/Cidadania-e-Educacao-Digital-Revista-1430, com conteúdos multimídia em textos, vídeos e HQ sobre discurso de ódio, desinformação, relação de jovens adultos com as redes sociais, os riscos da exposição de crianças às telas, materiais dirigidos a adultos cuidadores e educadores, compartilhamento excessivo de imagens de crianças nas redes sociais e ainda sobre segurança digital. Um destaque desta edição é o guia “Descomplicando os jogos digitais”, que procura, de forma didática, orientar pais e educadores sobre o universo dos games.

Por sua vez, os estudantes de Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes produziram webcomics, vídeos para Tiktok e curtas animados. A animação “Equilíbrio é o ideal”, por exemplo, aborda a relação das crianças com a tecnologia e foi produzida para o LABGRIM – Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia. Os demais trabalhos tematizam questões sobre a internet no cotidiano das crianças e adolescentes e ainda sobre segurança digital, podendo ser conferidos aqui: https://view.genial.ly/657252c50ce4f6001542855c/presentation-20232-paca

Já o grupo da Oficina de Podcast produziu seis episódios do podcast “Mundo Digital” sobre discurso de ódio, prevenção sobre golpes na internet, jogos digitais no ensino superior, recomendações sobre o uso de internet por crianças, educação midiática e um especialmente dedicado à segurança digital de garotas. Os episódios estão disponíveis aqui: https://open.spotify.com/show/02STC1qd4FPu9YPHjimSoj?si=36182211f15b4922&nd=1&dlsi=4865015abe804237

Mais informações: Andrea Pinheiro – andrea@virtual.ufc.br