Professores do Instituto UFC Virtual e Departamento de Computação registram dois softwares via Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT/UFCINOVA) da UFC

Data de publicação: 7 de março de 2023. Categoria: Notícias

Os professores Gilvan Maia (IUVI/UFC) e Paulo Rego (DC/UFC) registraram dois softwares via Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT/UFCINOVA) da UFC. Tratam-se de AST – Approximate Search Toolbox e DEOLIx – Detecção Online de Lixo em Imagens. O primeiro permite analisar e escolher métodos para a recuperação da informação em bases de dados usando descritores de alta dimensionalidade. Já o segundo visa o provimento de serviços para segmentação semântica de imagens em busca de lixo acumulado em vias, possuindo aplicações em sistemas inteligentes de limpeza urbana. Segundo os autores, os dois softwares podem ser aplicados diretamente ou adaptados às necessidades específicas de potenciais parceiros da UFC.

O registro de programas de computador é um processo realizado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia do governo responsável por gerenciar o sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

Conheça mais sobre a política de inovação e dos passos para Registro de Software da UFC visitando o site da CIT/UFCINOVA.