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Universidade Federal do Ceará
Sistemas e Mídias Digitais

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Trilhas

Por Gabriel Eleuterio – Notícia publicada em 2 de julho de 2021

Com uma formação baseada em itinerários formativos, também chamados de trilhas, o curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da UFC inova ao adotar metodologias de ensino não tradicionais, permitindo que seus alunos possam experienciar uma aprendizagem mais fluida, dinâmica e customizável, aplicando seus conhecimentos em problemáticas que resultam em soluções multimídia.

Atualmente, o SMD possui 4 trilhas: Sistemas Multimídia; Jogos Digitais; Design Digital Interativo; e Animação e Audiovisual.

Clique aqui para conhecer a Trilha de Design Interativo e como chegar até ela

A concepção pedagógica das trilhas possui dois grandes diferenciais: as disciplinas resultam em projetos de cunho prático, pois se fundamentam no preceito da teoria sempre associada à prática; e algumas das disciplinas ofertadas pertencem a mais de uma trilha (como a disciplina de Técnicas de Animação 2D, que integra os itinerários de Jogos Digitais e Animação e Audiovisual), o que permite que os estudantes possam desenvolver conhecimentos das múltiplas áreas de atuação presentes no curso.

Para auxiliar os estudantes na escolha de qual itinerário seguir, existe o Grupo de Professores Tutores (GPT), responsável por montar a oferta de disciplinas para cada um desses percursos, com base nas demandas dos estudantes. Os GPT se reúnem semestralmente na semana de planejamento do curso, e apresentam suas deliberações em momentos como o início da disciplina de Introdução a Sistemas e Mídias Digitais, e na semana do curso organizada pelo Centro Acadêmico, o Media Week.

Mas é importante salientar que “o modelo de trilhas não obriga nenhum aluno a segui-las”, como explicita o professor Glaudiney Moreira Mendonça, docente do SMD. A ideia é que esses itinerários possam ajudar a guiar os estudantes em suas jornadas formativas, sem prendê-los a um único percurso. Caso queiram uma formação híbrida e generalista, os estudantes podem percorrer as múltiplas trilhas do curso.

Primórdios do curso

Criado em 2009, e com o ingresso da primeira turma em 2010, o SMD ainda é recente, comparado a outros cursos da Universidade Federal do Ceará, o que faz com que aspectos de sua proposta pedagógica ainda não sejam de conhecimento geral. Por essa razão, divulgar o projeto educacional do SMD é importante para que sejam explicitados sua concepção pedagógica e métodos de ensino – a aprendizagem, seus objetivos enquanto graduação, e o seu diferencial no que se refere à formação de seus estudantes para o mercado de trabalho.

Para compreender a concepção pedagógica do SMD, é necessário conhecer a história por trás de sua criação. O professor Glaudiney foi um dos responsáveis pela elaboração da Proposta Pedagógica (PPC) do curso, que surgiu de uma demanda do Instituto UFC Virtual. O esboço de um projeto já existia na época, entretanto carecia de maior desenvolvimento, conta o professor. Segundo ele, a forma encontrada para resolver essa questão veio do próprio contexto de trabalho: “Nos laboratórios de criação de material didático para os cursos a distância da UFC, recebíamos muitos alunos que entendiam de programação, porém não conheciam muita coisa de design, e vice-versa. (…) tínhamos de fazer cursos internos para que o pessoal que participava do projeto tivesse um nivelamento. Sendo assim, pensamos em um curso que preparasse o aluno para trabalhar com esses dois universos”.

Esse foi o pontapé inicial para a criação do SMD. Houveram outras motivações, como o constante surgimento de novas tecnologias de comunicação e as próprias exigências do mercado de trabalho. Nesse sentido, para que a proposta pedagógica ficasse condizente com o objetivo desse novo curso, outros cursos de graduação de diversas universidades foram utilizados como referência, como o Science in Integrated Digital Media (atualmente Integrated Design & Media, ou IDM), da New York University. O percurso formativo do IDM, dividido em 4 grandes áreas de atuação, é similar aos itinerários formativos do SMD, que permite ao estudante “montar” sua grade de estudos de acordo com as suas preferências e objetivos acadêmicos. Os demais cursos de graduação utilizados como referência podem ser visualizados na página 16 da documentação sobre o PPC, disponível no website e no drive do curso.

Proposta pedagógica inovadora

Graças a essa busca por referenciais na área educacional, o SMD incorporou métodos de ensino não tradicionais, que visam um maior protagonismo dos estudantes, e que garantem uma formação em consonância com as necessidades atuais do mercado de trabalho. Essas metodologias de ensino-aprendizagem possuem um caráter extremamente prático. E esse aspecto não veio por acaso, o que acabou por influenciar a criação dos projetos integrados, disciplinas ministradas desde os semestres iniciais. Elas têm por objetivo “(…)reforçar a praticidade do curso e auxiliar os alunos a desenvolverem um portfólio”, conta o professor Glaudiney. Nesses projetos, os estudantes aplicam o conteúdo estudado durante o semestre na resolução de situações-problemas originadas de demandas externas. Para isso, são realizadas chamadas de captação de clientes (professores ou organizações), que necessitem de recursos digitais interativos sem fins lucrativos. Os resultados são diversos, como o aplicativo Emergências Pediátricas, originado de uma necessidade de alunos do curso de Medicina da UFC. O formato para os recursos (mobile, web e etc.) é estabelecido de acordo com as disciplinas do semestre, o que garante que o aluno aplique aquilo que estudou. Os projetos integrados dos semestres iniciais englobam os conhecimentos da formação básica do SMD. Essa formação está integrada nas áreas de concentração que dividem o curso: Sistemas Multimídia e Mídias Digitais.

A formação do aluno do SMD é implementada nos seguintes estágios:

  • Até o terceiro semestre: o programa de estudos abrange um único conjunto de disciplinas obrigatórias, que garantem uma base de conhecimentos generalista para todos os estudantes. Graças a essa estruturação, o aluno se torna apto a percorrer por essas duas áreas, e caso queira, pode escolher um segmento para se especializar.
  • Quarto semestre: Um início de especialização pode ocorrer, pois nesse momento são ofertadas disciplinas eletivas mais específicas dessas áreas de concentração. A coordenação monta uma sugestão de grade para esse momento, que pode ser visualizada no perfil do SMD no Instagram.
  • Quinto semestre em diante: iniciam-se os itinerários formativos (as trilhas), que são formados por conjuntos de disciplinas optativas que englobam conteúdos de áreas como jogos digitais, animação gráfica e sistemas web.

A máxima da flexibilização do ensino é, portanto, percebida em todos os aspectos do curso de Sistemas e Mídias Digitais. Em razão do caráter prático do modelo de ensino adotado pelo o curso, os alunos se tornam aptos a participarem de projetos multidisciplinares, e também desenvolvem uma compreensão sobre como o mercado de trabalho pode operar. Iniciativas como o SMD Empreende e as ações das empresas júnior do curso, The Guardian Dog Studio (TGD) e Container Digital Jr., contribuem para essa aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas trilhas e garantem que a experiência dos estudantes na graduação seja a mais completa possível.

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